Ciclo Produtivo
O ciclo de produção do Travertino Nacional pode ser dividido da seguinte maneira: extração, beneficiamento primário e beneficiamento final.
Na etapa extração temos como produto a bloco de arestas, retirado dos maciços rochosos ou matacões, com formado aproximadamente retangular, de dimensões variadas. Na etapa seguinte, beneficiamento primário, também conhecido como serragem ou desdobramento, os blocos são cortados (serrados) em chapas, tiras ou espessores adquirindo espessuras bem próximas daquelas que terão os produtos finais. Nesta etapa é possível escolher serrar o bloco contra ou a favor do veio. O beneficiamento final, última etapa do ciclo produtivo, é quando se faz o tratamento da superfície do material que pode ser subdividido em tratamento da superfície (bruto, polido, levigado, etc.) e o corte (chapa, ladrilho).
Serrada contra e a favor do veio
O Travertino Clássico, o mais difundido, é serrado com corte transversal padrão, ou seja, contra o veio. Neste corte é possível ver os veios naturais do material.
O Travertino Perlato, serrado a favor do veio cria um padrão mais aberto sem a presença dos veios.
Para exemplificar, pense nisso como o corte de uma árvore. Podemos cortar uma árvore na horizontal (contra o veio) ou na vertical (a favor do veio).